24 HORAS DE LE MANS: Filipe Albuquerque em 1º e António Félix da Costa em 2º dominam a categoria LMP2

Na classificação geral a Toyota conseguiu a sua terceira vitória consecutiva com o carro #8 Toyota TS050-Hybrid

Texto de Mário Monteiro

Partindo da pole position o carro #22 da United Motosports de Filipe Albuquerque / Phil Hanson / Paul Di Resta dominou inicialmente a prova, mas na 3ª hora de prova o #37 da equipa Jackie Chan DC Racing passou para a frente na categoria LMP2. Na 7ª hora o carro #37 passou por problemas, e já na box montou uma peça não regulamentar, tendo sido desclassificado por decisão dos comissários.

A liderança passou então pelo carro #26 da G-Drive, e depois para o #32 da United Autosports. O carro da Jota Sport de António F. da Costa / Anthony Davidson / R. Gonzalez e o carro de Filipe Albuquerque estavam mais atrás, mas na luta pelos lugares cimeiros.

A United Autosports tinhas os seus 2 carros na frente da classe na hora 16 da prova, mas uma fuga de óleo no #32 fez com que o #22 de Filipe Albuquerque fosse para a liderança. Ficaram assim, as equipas de F. Albuquerque e A. Felix da Costa nas duas primeiras posições.

O fim da corrida foi emocionante, pois entrou o safety car em pista nos últimos minutos da prova, o que fez com que o carro de Felix da Costa ficasse a poucos segundos do carro da equipa United Motosports de Filipe Albuquerque. No 3º lugar ficou Oreca #31 da Panis Racing de Nico Jamin / Julien Canal / Matthieu Vaxivère.

Filipe Albuquerque já em Lisboa numa conferência de imprensa referiu que “Ganhar é viciante. É bom, dá mais confiança. O objetivo é sempre ganhar a próxima corrida. Quero ganhar o campeonato da Europa, quero concretizar o campeonato do Mundo, estou muito próximo, mas falta o próximo. Já sou muito experiente, já tive a minha dose de derrotas, sei que vou perder muitas corridas pela frente, como é claro, mas vou passo a passo”.

No Twitter António Felix da Costa escreveu: “2o Lugar nas 24H DE LE MANS. Que corrida, tivemos 3 furos, e acabamos a 30 segundos atras do primeiro, que foi o grande @AlbuquerqueFil está bem entregue! 🇵🇹🇵🇹 parabens!”

Na classificação geral a Toyota conseguiu a sua terceira vitória consecutiva com o carro #8 Toyota TS050-Hybrid. Os vencedores foram Sébastien Buemi Kazuki Nakajima / Brendon Hartley No 2º posto ficou o #1 Rebellion R13 Bruno Senna / Norman Nato / Gustavo Menezes e em 3º lugar ficou o #7 Toyota TS050 – Hybrid de Mike Conway / Kamui Kobayashi / Jose Maria Lopez.