Andebol 1 : FC Porto recebeu e venceu o Avanca por esclarecedores 38-19

Fotografia : Mário Monteiro | Sport On Stage

Dragões fecham a primeira fase na liderança do campeonato

O FC Porto Sofarma termina a fase inaugural do Andebol 1 isolado na primeira posição. Com a vitória clara (38-19) frente ao Avanca, esta tarde, os campeões nacionais concluíram o trabalho iniciado na quarta-feira, quando venceram em Lisboa e se distanciaram do Sporting no comando da liga.

Aos 14 minutos, o placar eletrónico do Dragão Arena já assinalava a diferença considerável entre ambos os conjuntos, com os da casa a liderarem por 8-1. Victor Iturriza foi a grande figura do tempo inicial e travou um duelo de marcadores com Gualther Furtado: até ao intervalo, o luso-cubano contabilizava 6 golos, contra os 5 do cabo-verdiano. Iturriza foi a figura, o grande momento dos primeiros 30′ pertenceu a Diogo Branquinho, que fez o 12-4 num suntuoso remate em rosca, digno de ver e rever.

Na segunda parte, o FC Porto Sofarma abrandou o ritmo e marcou apenas cinco vezes no primeiro quarto de hora. Por essa altura, Magnus Andersson lançou Jesús Vergara para que o colombiano, de apenas 17 anos, somasse alguns minutos de experiência na equipa A. O encontro terminou com um belo momento de companheirismo, quando Yoan Balazquéz recuperou a posse, iniciou o contra-ataque e, no último momento, esperou pela chegada de Jesús Vergara para lhe dar a bola e o jovem sul-americano inscrevesse o seu nome na lista de marcadores e dobrasse a vantagem azul e branca.