A próxima etapa da ação não está longe, com o Circuito Ricardo Tormo em Valência no próximo dia 21 de maio
O Campeonato Finetwork FIM JuniorGP™ de 2023 começou em grande estilo no fim-de-semana no histórico Circuito do Estoril. Com nada menos que seis corridas no domingo, vimos quatro pilotos subirem ao degrau mais alto do pódio, com Nico Carraro (Aspar Junior Team) a conquistar as honras do JuniorGP™, enquanto Daniel Muñoz (SP57 Racing Team) conquistou a vitória na nova era do Stock European Championship. Fim-de-semana perfeito para dois pilotos, já que Senna Agius (Liqui Moly Husqvarna Intact GP) e Brian Uriarte (Team Estrella Galicia 0,0) tiveram dupla alegria no Campeonato Europeu de Moto2™ e na Taça Europeia de Talentos, vencendo ambas as Corridas 1 e 2.
FIM JuniorGP World Championship
Numa emocionante corrida que foi reiniciada devido a uma bandeira vermelha, o impressionante Carraro bateu Angel Piqueras (Team Estrella Galicia 0,0) no photo finish e conquistou o primeiro lugar por apenas 0,002s, tendo entrado no turbilhão do espanhol à saída da última curva . Alvaro Carpe (STV Laglisse Racing) cruzou a linha em terceiro, mas foi desclassificado por não cumprir o peso correto da categoria. Como resultado, Jakob Rosenthaler (Liqui Moly Husqvarna Racing Team Intact GP Junior Team) é promovido ao pódio
Moto2 European Championship
No Moto 2 foi uma história diferente, já que o grande favorito para as honras do título em 2023 superou toda a concorrência. Todos os olhos estavam em Senna Agius quando ele largou da pole position e na Corrida 1, ele disparou. Após uma largada perfeita da linha, o australiano de 17 anos teve que fazer tudo de novo devido a uma bandeira vermelha após uma queda de Martin Vugrinec (Fifty Motorsport) – piloto ok. Para não se perturbar, Agius puxou o pino para voltar para casa sete segundos à frente de Carlos Tatay (Pertamina Mandalika SAG Team) e do compatriota Harrison Voight (Yamaha Filipinas Stylobike Racing Team) – ambos estreantes na classe.
Apesar de comemorarem um pódio juntos na Corrida 1, palavras mais severas foram trocadas no final da tarde durante a Corrida 2, quando Voight e Tatay caíram do pódio, com o australiano apontando o dedo da culpa firmemente para o # 99. Esse incidente não incomodou Agius, pois rumou à segunda vitória do dia e conquistou o máximo de 50 pontos em disputa no Estoril.
European Talent Cup
A European Talent Cup foi a primeira classe em pista e aqueceu a ação do dia com um showtopper. Brian Uriarte, Rico Salmela (Team Estrella Galicia 0,0) e Hakim Danish (Monlau Motul) formaram um trio separatista na frente e entraram em combate roda a roda ao longo de 15 voltas. A vitória não foi decidida até que os três pilotos receberam a bandeira de xadrez a 0,054s um do outro, com Uriarte primeiro à frente de Salmela e o dinamarquês a completar o pódio.
Tal como o Moto2™, o ETC teve uma dupla vitória, com Uriarte a repetir o triunfo, com um final ainda mais apertado na Corrida 2. O jovem espanhol garantiu a vitória sobre o campeão do ETC de 2021 Máximo Quiles com apenas 0,006s entre eles.
Stock European Championship
A ação do dia terminava com a corrida de Stock, com a classe agora numa corrida diferente da categoria Moto2™. Dani Muñoz esculpiu seu próprio pedaço de história como o primeiro vencedor da corrida, beneficiando d o homem da pole Eric Fernandez (FAU55 TEY Racing) cair a apenas três voltas do final. Isso estendeu a passadeira vermelha a Muñoz que conquistou a vitória enquanto Marco Garcia (EasyRace Team) e Alex Millan (Fifty Motorsport) lutaram pelo segundo lugar. No final, foi Garcia quem fez uma corrida exemplar e assegurou a segunda posição no pódio, com Millan a iniciar a sua campanha com um terceiro lugar.
Encerrada a 1ª Rodada no Estoril, foi certamente uma maneira memorável de colocar o Campeonato de 2023 em funcionamento. A próxima etapa da ação não está longe, com o Circuito Ricardo Tormo em Valência no próximo dia 21 de maio.
(Fonte: FIM JuniorGP)