SPORTONSTAGE2016-10-05 12-58-26049

Citroën festeja Título Mundial no WTCC com uma tripla

No dia seguinte ao da conquista o seu terceiro título Mundial consecutivo no FIA WTCC*, a Citroën brilhou ao longo das corridas realizadas no circuito de Xangai.

José María López, Yvan Mullere Mehdi Bennani ofereceram ao C-Elysée WTCC a sua primeira tripla da temporada na Corrida Principal! Quanto a Muller, graças a duas subidas ao pódio, assumiu destacado o 2º lugar no Mundial de Pilotos, com uma importante vantagem sobre os seus perseguidores. Adicionalmente, Mehdi Bennani garantiu o Troféu WTCC, reservado aos condutores independentes.

Como sempre acontece, a tribuna principal do Circuito Internacional de Xangai estava repleta no momento em que os carros assumiram os seus lugares na grelha de partida. Na Corrida de Abertura, com a grelha invertida, Yvan Muller e José María López viram-se respectivamente colocados na 8ª e 10ª posições.

Dada a partida, Tom Chilton fez um excelente arranque, que permitiu elevar o seu Citroën C-Elysee WTCC, da equipa SLR, à 2º posição. Lutando no meio do pelotão, Muller e López não se viram muito prejudicados pelos diversos ataques dos seus adversários, passando os pilotos da Citroën Total a rodar, respectivamente, na 6ª e 9ª posições!

Na segunda volta, Muller subiu ao 5º lugar, enquanto Pechito estava em luta pelo 7º posto. O abandono de Filippi levou à entrada em pista do Safety Car, o que fazia que os carros se agrupassem, adiando-se as hostilidades para as 11 voltas seguintes.

Uma corrida que teve um poonto quente pouco tempo depois, quando Tarquini embateu em Chilton, obrigando ao abandono de ambos. Tal elevou Muller ao 3º lugar, atrás de Michelisz e Björk, enquanto José María López também subia para 5º. Os espectadores eram, de novo, levados aos rubro quando os cinco primeiros se agruparam a três voltas do final. Os dois primeiros tocaram-se várias vezes, mas seria Björk quem garantiria a vitória, frente a Michelisz, Muller, Lopez e Catsburg!

Após a cerimónia do pódio, os mecânicos apenas tiveram alguns minutos de repair time para apagar os danos desta primeira corrida, um trabalho que garantiu a José María López e a Yvan Muller dois carros perfeitamente competitivos para a Corrida Principal.

Dada a partida, ambos os Citroën C-Elysee WTCC fizeram excelentes arranques. Saindo da pole position, López assumia a liderança frente a Muller e a Mehdi Bennani, começando a ganhar uma vantagem sobre o seu companheiro de equipa. Numa corrida muito menos agitada do que a anterior, Pechito voou para aquela que foi a sua oitava vitória da presente temporada.

Enquanto isso, Muller controlava os ataques de Mehdi Bennani para assegurar um segundo pódio em Xangai, concluindo um fim de semana muito positivo. Conquistou 36 pontos, contra 5 do seu principal adversário na luta pelo lugar de Vice-Campeão do mundo.

No pódio Bennani estava radiante pois acabava de atingir o seu objetivo principal, da conquista do Troféu WTCC, reservado aos pilotos independentes. A principal oposição vinha do seu companheiro de equipa, Tom Chilton, sendo que o marroquino garantiu o ceptro antes do final do ano!

 

Yves Matton (Diretor da Citroën Racing):

«Foi um fim de semana muito positivo para a Citroën Racing. Ontem alcançámos a nosso principal objetivo de conquistar o Campeonato do Mundial de Construtores. Hoje, concretizamos aquela que foi uma boa qualificação com uma tripla, a nossa primeira da presente temporada. A China e Xangai são decididamente muito favoráveis pois foi também aqui que obtivemos a nossa primeira quadra em 2014. O Pechito não tinha nada para gerir hoje: nem em termos de pontos ou de performance que pudesse afetar os pesos de compensação. Penso que teve uma prestação que confirma o seu estatuto de melhor piloto do mundo. Já o Yvan, com o seu duplo pódio, conseguiu assumir isolado o 2º lugar no campeonato, trabalho que terá de terminar no Qatar! Parabéns também ao Mehdi Bennani e à equipa SLR pela conquista do Troféu WTCC, bem como à Volvo e ao Thed Björk pelas suas primeiras vitórias na disciplina.»

Últimas Reportagens.

P