Conheça a Casa dos Atletas da FPF

©FPF

Casa dos Atletas servirá de lar às muitas gerações de futebolistas portugueses que ali se vão preparar para defender o prestígio do futebol nacional.

Aí está a Casa dos Atletas. Este novo espaço é a concretização de uma aspiração que nasceu há mais de 76 anos quando foi inaugurado o Estádio Nacional e que ganhou corpo quando, em 2016, a FPF se mudou de armas e bagagens para a Cidade do Futebol, que alberga o seu centro logístico, a sua sede e o primeiro centro de treinos centralizado das Seleções Nacionais.

Confira as divisões do espaço que servirá de lar às muitas gerações de futebolistas portugueses que ali se vão preparar para defender o prestígio do futebol nacional.

Mais do que a concretização de uma promessa eleitoral, a Casa dos Atletas vem assumir-se como local de trabalho para os internacionais nos múltiplos estágios de preparação para jogos e torneios oficiais ou particulares.

Num complexo que privilegia o conforto, a segurança e a privacidade e que é, como a Cidade do Futebol, quase exclusivamente construído com mão-de-obra, materiais e know-how portugueses, a unidade de alojamento é constituída por quatro pisos onde se encontram os 44 quartos ao dispor dos nossos futebolistas, assim como receção, sala de refeições, lounge dos atletas (sala de convívio e de jogos), sala de estar para treinadores, sala multiusos, zona de tratamentos e mais dois lounges exteriores localizados dentro do pátio interior e do jardim.

A nova casa terá ainda uma zona exterior dedicada a churrascos e convívio entre os nossos atletas, treinadores e staff, além de, no piso -1, zonas dedicadas a serviços, balneários, dispensas, zona de cargas e descargas de equipamentos.

Os pisos 1 e 2 albergam 16 habitações e os restantes 12 ficarão localizados no piso 0. Todas as divisões têm mais de 30 m2 com WC e as suas varandas são viradas para sul – na direção do relvado principal da CdF e do mar que se avista do topo do Alto da Boa Viagem.

O espaço agora concluído, financiado pela FPF e construído em perto de 18 meses, destina-se exclusivamente ao alojamento dos futebolistas das Seleções Nacionais. A Casa dos Atletas, assinale-se, dista a menos de 100 metros da área desportiva da CdF, com os seus gabinetes de trabalho, mais de nove balneários, três relvados, zona de tratamentos, áreas de refeição, ginásios ou zonas de hidroterapia e crioterapia.

Nascida do sonho de reunir toda a família do futebol, a Casa dos Atletas é inaugurada com o espírito de que servirá de verdadeiro lar às muitas gerações de futebolistas portugueses que ali se vão recolher e preparar para defender, por todo o mundo, o prestígio do futebol nacional.

Mensagem de Fernando Gomes, Presidente da Federação Portuguesa de Futebol

“Diz o aforismo que quem acolhe um benefício com gratidão, paga a primeira prestação da sua dívida. É assim com profunda alegria e sentimento de agradecimento que abrimos a Casa dos Atletas, unidade de alojamento dos futebolistas das seleções nacionais, localizada na Cidade do Futebol.

A alegria advém da consciência de que assim poderemos criar um novo espaço de crescimento do nosso futebol e oferecer a todos aqueles que defendem as nossas seleções uma casa própria, sonho que há muitos anos queríamos concretizar.

A gratidão explica-se pelo reconhecimento de que nada disto seria possível sem o trabalho apaixonado de uma equipa liderada pelo Diretor-Geral, Tiago Craveiro, e pelo infatigável coordenador de projeto Engenheiro António Laranjo. A eles, aos Sócios, Direção, Órgãos Sociais, funcionários da FPF, assim como a todos os que desenharam e construíram a Casa dos Atletas, agradeço a entrega e dedicação demonstradas ao longo dos meses e a perseverança perante uma situação sanitária de extraordinária dificuldade como aquela com que fomos confrontados nos últimos meses.

Uma última palavra de penhor que poderia muito bem ser a primeira para a Câmara Municipal de Oeiras e para o seu Presidente, Isaltino de Morais. O vosso compromisso, empenho e dedicação permitiu que concretizássemos mais um sonho. Continuaremos, asseguro-vos, a dignificar o concelho que nos serve de casa.

Termino esta mensagem com uma palavra muito portuguesa e que reúne bem o nosso sentimento nesta hora:

Bem-Vindos à Casa dos Atletas”