Num jogo a contar para os oitavos de final da Champions League, Atlético de Madrid sai vitorioso após uma chuva de golos no BayArena.

Por: José Ricardo Pinto

Análise

Nesta primeira mão dos oitavos de final da UEFA Champions League tivemos o embate entre Bayern Leverkusen e Atlético de Madrid, no estádio alemão BayArena.

Onze titular Bayer Leverkusen: Leno, Wendell, Toprak, Dragovic, Henrichs, Brandt, Kampl, Aranguiz, Bellarabi, Chicharito e Havertz.

Onze titular Atlético de Madrid: Moya, Vrsaljko, Savic, Gimenez, Filipe Luis, Koke, Gabi, Niguez, Carrasco, Griezmann e Kevin Gameiro.

Ausências

Leverkusen: Bender (Lesão no pé), Calhanoglu (Suspenso) e Tah (Lesão na coxa).

Atlético: Barragan (Lesão no ombro), Fernandez (Lesão no joelho), Godin (Lesão na virilha), Juanfran (Lesão na coxa) e Tiago (Lesão no joelho).

Jogo

O Atlético começou o jogo muito atrevido, fez um bom trabalho na primeira parte ao aproveitar o espaço entre linhas.

O Leverkusen deu espaço a mais à equipa adversária.

Apesar da posse de bola ter estado na maior parte do tempo nos pés do alemães, estes estiveram muito mal defensivamente, perdendo muitas vezes a bola em zonas cruciais.

O golo não demoraria muito a aparecer num momento de inspiração fantástico de Saul Niguez.

Recuperou a bola, após um corte mal executado por um jogador da equipa da casa, correu até ao vértice direito da área, tirou o adversário do caminho e de pé esquerdo colocou a bola com uma execução magnífica no canto superior direito da baliza do Leverkusen.


O Atlético apesar de não estar a jogar no seu apogeu conseguiu fazer render a pouca bola que teve nesta primeira parte, criando ocasiões muito perigosas.

Em mais uma amostra da sua qualidade, Kevin Gameiro assistiu Griezmann, com calma suficiente para fazer tudo na perfeição.

Os defesas do Bayer esqueceram-se da subida rápida do avançado francês, que isolado fuzilou a baliza e garantiu que a equipa levasse uma vantagem de dois golos para o intervalo.

A 2ª parte começou com uma intensidade bastante elevada com a equipa da casa a entrar muito motivada.

Apenas com 2 minutos, Henrichs, num passe tenso para o coração da área colchonera, encontra o seu colega Bellarabi, que consegue rematar para o extremo esquerdo da baliza, surpreendendo Moya.


Leverkusen nesta fase a mostrar-se mais, mas a expor-se muito e os colchoneros, com a sua boa capacidade de contra-ataque, foram respondendo com boas oportunidades de golo.

Num destes contra-ataques, Kevin Gameiro mostra o que sabe fazer e finta com astúcia o defesa, através de um túnel pelo meio das pernas.

Ao tentar evitar a passagem de Gameiro, o jogador do Leverkusen puxou a camisola do jogador do Atlético.

Esta falta resultou numa grande penalidade convertida em golo pelo próprio Gameiro.

A equipa da casa ainda quis ter algo mais a dizer em sua defesa.

Com um passe vindo da ala esquerda foi acertar em Moya, que numa defesa de último recurso para evitar fazer a bola chegar a Chicharito, defende contra Savic, que com o ressalto coloca a bola dentro da própria baliza.


Para acabar, Fernando Torres ainda foi assistido por Vrsaljko que se desmarcou de forma incrível para poder enviar um excelente cruzamento para a área.

Os defesas do Bayer Leverkusen estavam desatentos e não foram capazes de alcançar o altíssimo salto de Fernando Torres que cabeceia eximiamente a bola para o fundo das redes.

Os pupilos de Simeone deram hoje na BayArena um importante passo para prosseguir na competição milionária, ao conseguir uma vantagem de dois golos em terreno forasteiro.

O Bayer apesar de tudo ainda pode sonhar com o apuramento, mas terá de fazer uma exibição bem melhor no próximo jogo da Champions League, no Vicente Calderón.

A 2ª mão está marcada para dia 15 de Março às 19:45.

Estatísticas:

Bayer Leverkusen x Atlético de Madrid
59% Posse de bola 41%
14 Tentativas de golo 10
3 Remates à baliza 7
6 Cantos 5
1 Foras de jogo 4
14 Faltas 9
4 Cartões amarelos 3

Factos e Curiosidades: