F1 GP da Rússia : Vitória nr. 100 de Lewis Hamilton

@F1

Lando Norris que partiu da pole-position esteve muito próximo da sua 1ª vitória na F1

Texto de Mário Monteiro

Corrida emocionante em Sochi, uma das melhores do ano. Lando Norris que partiu da pole-position esteve muito próximo da sua 1ª vitória na F1. No entanto a queda de uma chuva torrencial na parte final da prova tornou-se uma roleta russa para todos os pilotos, e Norris foi quem mais sofreu.
Carlos Sainz que partiu do 2º lugar da grelha liderou inicialmente a prova, teve problemas de pneus sendo passado por Lando Norris que abriu uma vantagem confortável, pois Russel servia de tampão aos pilotos que seguiam no segundo pelotão. Max Verstappen partiu do último lugar por ter substituído a unidade motriz do seu Red Bull foi subindo na classificação geral até ter estabilizado no 7º lugar não conseguindo ultrapassar Daniel Ricciardo que seguia á sua frente. Lewis Hamilton partiu bem, mas ficou preso na 1ª curva atrás de Norris e desceu de 4º lugar da grelha para sexto. Hamilton não conseguiu passar ninguém até parar nas boxes para trocar de pneus. A partir daí foi ganhar terreno até chegar á traseira de Lando Norris, sem nunca estar em posição de o conseguir ultrapassar.
A chuva chegou devagarinho a cerca de 7 voltas do final e foi-se intensificando. Norris não queria ser o primeiro piloto a parar, pois Hamilton seguia colado e tinham 40 segundos de vantagem sobre o 3º lugar. Hamilton decidiu não arriscar e pensou no campeonato do mundo. Um acidente podia deitar tudo a perder. Norris não parou, começou a chover torrencialmente e Hamilton em 2 voltas passou Norris, que se debatia na pista com os pneus slick. Verstappen foi dos primeiros a montar pneus intermédios e conseguiu terminar em segundo. O prémio de consolação de um desolado Norris foi apenas de 10º lugar. Muito pouco para uma corrida espetacular do jovem piloto.
Lewis Hamilton passou novamente para a liderança do campeonato do mundo com 2 pontos de vantagem sobre Verstappen. Está ao rubro o campeonato do mundo.
O Próximo Grande Prémio realiza-se na Turquia, em Istambul dia 10 de outubro. Recorde-se que os GP previstos de Singapura e Japão foram cancelados devido á Covid19.

Classificação final:
Lewis Hamilton (Mercedes)
Max Verstappen (Red Bull)
Carlos Sainz (Ferrari)