M. Oliveira partiu de 8º e terminou no 9º lugar
Texto : Mário Rui Monteiro
Não faltou emoção no GP de Moto GP dos Países Baixos, que esta época tem sido dominada por Quartararo, Espargaró e Bagnaia. Pecco Bagnaia assumiu a liderança perseguido pelos dois principais rivais. Quartararo num erro pouco comum tenta ultrapassar Espargaró, caiu e levou o piloto espanhol para a gravilha. Espargaró consegue equilibrar-se e volta no 15º lugar. A partir daí faz uma recuperação incrível, terminando a sua atuação com uma ultrapassagem impressionante na última chicane a 2 pilotos: Miller e Brad Binder que lutavam entre si. Com este resultado, e dado o abandono de Quartararo, Aleix Espargaró reduziu para 21 pontos a desvantagem para o líder do campeonato. Depois da queda, Quartararo conseguiu voltar á corrida e voltou a cair, desta vez com muita violência, felizmente sem consequências graves para o piloto. No fim Quartararo foi ás boxes de Espargaró pedir desculpa, mas a realidade é que o piloto espanhol e Bagnaia foram os principais beneficiados com a má prova do campeão do mundo.
Bagnaia não teve opositores e voltou ás vitórias depois de não ter terminado as 2 últimas corridas devido a quedas. Marco Bezzeccchi numa VR46 Ducati realizou uma excelente prova, sem erros, terminando no 2º lugar. Maverick Viñales depois de uma longa caminhada no deserto, fez uma prova muito boa e terminou em 3º lugar. Tem sido uma época em crescendo de Viñales.
Miguel Oliveira partiu do 8º lugar, perdendo dois lugares, caindo para décimo. A partir do início da prova Oliveira andou sempre entre o 7º e 10º lugar.
O próximo GP realiza-se a 7 de agosto na Grã-Bretanha, depois de uma paragem para férias no mês de julho. Esperamos que o futuro de Miguel Oliveira esteja já decidido nessa prova.
Classificação final:
– Francesco Bagnaia (Ducati)
– Marco Bezzeccchi (Ducati)
– Maverick Viñales (Aprilia)