O mercado de Janeiro fechou no dia 31. Verifique aqui as principais transferências, empréstimos e renovações a nível internacional.

Por: Jonathan Pertzborn

É sempre emocionante como um adepto de futebol acompanhar as movimentações nos mercados de transferências. Encontramos-nos a meio da época nos principais campeonatos europeus, e o mercado de Janeiro é a última oportunidade para as equipas reforçarem o plantel e completar a época da melhor maneira possível. Ficam aqui as principais transferências, empréstimos e renovações do futebol internacional:

OSCAR JÚNIOR 

Oscar Júnior a vestir pela primeira vez a camisola do Shanghai

Oscar esteve no Chelsea desde 2012 até 2016, e foi durante algum tempo um jogador importante no meio-campo dos blues. Esta época, o brasileiro não constava nos planos de Antonio Conte, e os chineses do Shanghai International Port Group FC, treinados pelo português André Villas-Boas, aproveitaram-se da situação para trazer o médio de 25 anos para a China, por uma verba a rondar os 70 milhões de euros.

CARLOS TEVEZ

Carlos Tevez apresentou-se no Shanghai Shenhua após uma transferência que envolveu números impressionantes

Os números da transferência do goleador Carlos Tevez para o Shanghai Greenland Shenhua FC são impressionantes. O Boca Juniores, clube do coração de Tevez, aceitou a proposta do clube Chinês que aparenta rondar à volta dos 80 milhões. O contrato que o argentino assinou faz dele um dos atletas mais bem pagos do mundo, ao receber 722 mil euros por semana, o que equivale a um euro e dezoito cêntimos por segundo.

JULIAN DRAXLER

Julian Draxler deixou pela primeira vez o futebol alemão para rumar à França aos 23 anos de idade.

Uma das mais excitantes promessas do futebol alemão, Julian Draxler, decidiu dar o passo em frente na sua carreira e assinar pelo campeão francês Paris Saint-Germain. O médio de 23 anos deixou o Wolfsburgo, clube que representou durante uma época e meia, por 36 milhões de euros.

GABRIEL JESUS

Com apenas 19 anos, Gabriel Jesus prepara-se agora para enfrentar as águas agitadas do futebol inglês, e causar impacto.

Campeão brasileiro pelo Palmeiras e considerado das maiores promessas do futebol mundial, Gabriel Jesus trocou o Palmeiras pelo Manchester City por aproximadamente 27 milhões de libras (32 milhões de euros). O jovem já efetuou a sua estreia ao serviço da equipa treinada por Pep Guardiola, e foi considerado o melhor em campo, acrescentando ainda um golo à sua estreia de sonho.

GONÇALO GUEDES

Gonçalo Guedes trocou o Benfica pelo Paris Saint-Germain

Gonçalo Guedes deixou o Sport Lisboa e Benfica para assinar pelo Paris Saint-Germain, por aproximadamente 25 milhões de euros. O avançado português de 20 anos procura agora ganhar espaço numa equipa repleta de grandes nomes no futebol mundial, como Cavani, Ben Arfa ou Di María.

AXEL WITSEL e ALEXANDRE PATO

Dois grandes nomes do futebol mundial assinaram contrato em Janeiro pelo Tianjin Quanjian

Tianjin Quanjian F.C. efetuou duas grandes contratações neste mercado. Axel Witsel (52 milhões) e Alexandre Pato (18 milhões) reforçaram o clube chinês e abandonaram respetivamente o Zenit e o Villarreal. O avançado brasileiro vai ganhar perto de 118 mil euros por semana.

JOHN OBI MIKEL

John Obi Mikel nos exames médicos para assinar com o Tianjin TEDA F.C.

Depois de dez anos a representar o Chelsea, o nigeriano de 29 anos John Obi Mikel rumou à China, para representar os chineses do Tianjin TEDA F.C. Depois de 374 jogos e onze troféus, o médio despediu-se dos adeptos dos blues pelo Twitter, desejando o melhor possível para o clube que o acolheu em 2006, debaixo do comando técnico de José Mourinho.

DIMITRI PAYET

Depois de muita polémica, Payet conseguiu o que queria, e voltou ao Marselha

Esta é sem dúvida das transferências que envolveu mais polémica. O médio francês que se destacou pela França no Euro 2016, e a estrela da companhia do West Ham na época 2015/2016, recusou-se a jogar mais pelo West Ham United, pois queria voltar a jogar na França, devido a motivos familiares. Depois de muita polémica e várias multas direcionadas ao jogador, o West Ham aceitou uma proposta de 30 milhões de euros vinda do Marselha. O internacional francês vai receber menos 30 mil euros por semana do que recebia no clube inglês.

MEMPHIS DEPAY

O presidente do Lyon recebeu Memphis Depay de braços abertos

O jogador holandês não entrou nos planos de José Mourinho para esta época, e o Lyon tirou proveito dessa situação. A transferência tem o valor de 16 milhões, mas pode subir até 25 consoante os objetivos. O contrato também inclui uma opção de compra para o United, caso queira recrutar de volta o internacional holandês.

PATRICE EVRA

O Marselha anunciou a contratação do lateral esquerdo francês nas redes sociais

Depois de representar o Manchester United durante oito anos e a Juventus durante dois, o lateral esquerdo internacional pela França volta a jogar por um clube francês. Evra não demorou muito a assumir a titularidade no Marselha, pois na semana depois de assinar pelo clube francês, o lateral de 35 anos jogou do lado esquerdo da defesa na vitória frente ao rival Lyon, na taça.

MORGAN SCHNEIDERLIN

Ronald Koeman considerou Schneiderlin uma contratação importantíssima para o clube

Outro jogador que não conseguiu assumir um papel importante no Manchester United, Morgan Schneiderlin trocou os red devils pelo Everton, por 23 milhões de euros, onde agora procura assumir a titularidade e ter um papel mais importante do que aquele que teve em Old Trafford.

JOSÉ FONTE

José Fonte foi apresentado nos Irons com o objetivo de melhorar a defesa do clube londrino, que tem vivido uma época difícil

O central português trocou o Southampton pelo West Ham United, por 8 milhões de libras (9 milhões de euros). O campeão de europa ao serviço da seleção nacional terminou uma ligação de quase sete anos com o Southampton, e procura agora sucesso com os Irons.

RICARDO CARVALHO

Foi assim que o Shanghai deu as boas-vindas a Ricardo Carvalho através das Redes Sociais

O ex-jogador do Futebol Clube do Porto, Chelsea, Real Madrid e Mónaco, agora com 38 anos, foi dispensado pelos franceses e assinou pelos chineses do Shanghai International Port Group F.C., clube do brasileiro Oscar. Campeão europeu em 2016 por Portugal, Ricardo Carvalho vai agora jogar debaixo do comando técnico de Villas-Boas.

EVANDRO

Evandro assinou pelo Hull City e está sob comando técnico do português Marco Silva

Com pouco espaço no plantel do Futebol Clube do Porto, Evandro trocou os azuis e brancos pelo Hull City de Marco Silva, por 2,5 milhões de euros. Evandro assinou pelo Porto em 2014 mas nunca conseguiu conquistar um espaço definitivo no onze titular dos dragões.

 

Outras transferências que merecem destaque:

 

EMPRÉSTIMOS

Para além das transferências, o mercado de Janeiro também serviu para as equipas emprestarem jogadores a outros plantéis, para estes terem oportunidades de se mostrar noutros terrenos.

Ficam aqui os principais jogadores que foram emprestados a outras equipas, durante o mercado de Janeiro:

 

Treinadores e Renovações 

Apesar de contratações de treinadores e renovações de jogadores não serem impedidas depois do mercado fechar, ficam aqui as principais mudanças de treinador e renovações do mercado de Janeiro:

P