GP da Toscana F1 com vitória imperial de Hamilton

O próximo grande prémio realiza-se na mesma pista no próximo fim de semana

Texto de Mário Monteiro 

O GP de da Toscana Ferrari foi extremamente atribulado. Na partida Bottas arrancou melhor que Hamilton, ultrapassando-o e chegando á frente na 1ª curva. Max Verstappen também arrancou bem, mas perdeu energia no seu Red Bull, e foi engolido por muitos carros. O circuito de Mugello é estreito, mas de alta velocidade e todos queriam ganhar espaço onde não existia. Pierre Gasly foi ensanduichado entre 2 carros, abandonando. Verstappen também foi tocado, entre outros. Bandeiras amarelas e entrou o Safety Car durante 7 voltas até retirarem os carros e destroços. Quando saiu o Safety Car na 9ª volta iniciou-se novamente a corrida numa partida lançada. A meio do pelotão Magnussen travou não se sabe bem porquê e provocou um acidente aterrador a alta velocidade envolvendo além dele, Lafiti, Giovinazzi e Sainz. Ocon também abandonou. Bandeira vermelha e corrida interrompida.

Nova partida com menos 7 carros, Bottas arrancou melhor, mas Hamilton numa manobra temerosa ultrapassou o seu companheiro de equipa por fora na primeira curva do circuito travando muito mais tarde, deixando Bottas a pensar como foi possível…

A corrida decorreu normalmente com uma luta interessante pelo 3º lugar entre Daniel Ricciardo, Lance Stroll e Alex Albon. Na volta 44 Lance Stroll supostamente devido a um furo saiu em frente numa curva de alta velocidade embatendo violentamente na barreira de pneus. Nova bandeira vermelha, nova interrupção para retirar o carro de Stroll que ficou muito maltratado.

No recomeço da corrida na volta 46 Hamilton não falhou, Ricciardo arrancou melhor que Bottas, que segundo dados da FIA acelerou dos 0 aos 200km/h em 4,2 segundos. Bottas recuperou o 2º lugar na volta seguinte. Albon que fez uma prova fantástica ultrapassou Ricciardo pouco depois retirando-lhe o 3º lugar.

Hamilton conseguiu a 90ª vitória da sua carreira estando a uma do record de Schumacher.

Mesmo sendo a pista que normalmente a Ferrari desenvolve os seus carros, os resultados continuaram péssimos: Leclerc terminou em 8º e Vettel em 10º.

O Próximo Grande Prémio realiza-se na mesma pista no próximo fim de semana.

Classificação final:

Lewis Hamilton (Mercedes)

Valtteri Bottas (Mercedes)

Alex Albon (Red Bull)