O circuito de Zandvoort na Holanda foi palco da 7ª vitória da temporada de Verstappen que liderou praticamente toda a corrida
Texto de Mário Monteiro
O circuito de Zandvoort foi palco da 7ª vitória da temporada de Verstappen que liderou praticamente toda a corrida, interrompida apenas por uma liderança momentânea de Bottas. Zandvoort voltou a fazer parte dos circuitos da F1, e em boa hora pois trata-se de um circuito espetacular. O único senão é a pequena reta da meta apenas com 550m, o que fez com que as ultrapassagens fossem quase nulas.
Max Verstappen partiu da pole-position com Hamilton a seu lado, e quando chegaram á primeira curva não houve surpresas. Praticamente todos os pilotos mantiveram as suas posições da grelha de partida. Fernando Alonso foi a exceção, fazendo uma dupla ultrapassagem ao seu companheiro de equipa e a Giovinazzi. Está em grande forma Fernando Alonso.
A Mercedes tentou surpreender a Red Bull nas trocas de pneus, sem sucesso. Na primeira troca retardou a entrada nas boxes de Bottas para que Max chega-se á sua traseira, perdesse tempo, permitindo que Hamilton se aproximasse do Red Bull. Sem sucesso, Max Verstappen ultrapassou rapidamente Bottas e fugiu a Hamilton.
O domínio da Mercedes e da Red Bull foi avassalador. Apenas os primeiros 3 classificados ficaram na mesma volta. Pierre Gasly fez uma prova muito boa terminando em 4º lugar.
No fim foi o delírio de milhares de fãs de Verstappen que pintaram as bancadas de laranja. Com esta vitória Max passou para a frente do Mundial com 3 pontos de vantagem sobre Hamilton.
No próximo fim-de-semana disputa-se o GP de Itália.
Classificação final:
Max Verstappen (Red Bull)
Lewis Hamilton (Mercedes)
Valtteri Bottas (Mercedes)
An amazing moment for @Max33Verstappen and his army of Dutch fans 🟠 🏁 🏆#DutchGP 🇳🇱 #F1 pic.twitter.com/SAZ7tsZT4g
— Formula 1 (@F1) September 5, 2021