João Benta, da Rádio Popular-Boavista, venceu a 8ª etapa da Volta a Portugal

Jóni Brandão (Efapel), segundo classificado, mantém a camisola amarela

João Benta deu a segunda vitória de etapa consecutiva à Rádio Popular-Boavista, impondo-se hoje na oitava tirada da 81.ª Volta a Portugal Santander, uma ligação de 158 quilómetros, entre Viana do Castelo e o alto de Santa Quitéria, Felgueiras. Joni Brandão (Efapel) foi o segundo classificado e manteve a camisola amarela, com 1 segundo de vantagem sobre João Rodrigues (W52-FC Porto).

No final da jornada, feitas as contas, Joni Brandão continua de amarelo, com 1 segundo de vantagem sobre João Rodrigues. Gustavo César Veloso (W52-FC Porto) continua no terceiro lugar, mas cedeu 3 segundos, estando agora a 18 do camisola amarela.

A nona etapa, a disputar neste sábado, poderá ser o dia D desta corrida. São apenas 133,5 quilómetros, entre Fafe e o alto do Monte Farinha, a popular Senhora da Grança, em Mondim de Basto. O quilómetro zero assinala o início da primeira subida pontuável, de quarta categoria, em Golães (1200 metros a 7,6 por cento). Segue-se a segunda categoria no alto do Viso (13,5 quilómetros a 3,4 por cento), aperitivo para as três montanhas de primeira categoria: Alto da Barra (13,3 quilómetros a 5,8 por cento), Barreiro (9,9 quilómetros a 6,5 por cento) e Senhora da Graça (8,3 quilómetros, a 7,2 por cento).