Lewis Hamilton fecha com chave de ouro a temporada de F1 2019

No 2º lugar ficou Max Verstappen num Red Bull, e a completar o pódio Charles Leclerc num Ferrari

Por :  Mário Monteiro

Lewis Hamilton ganhou o último GP da temporada, o sempre espetacular circuito noturno de Abu Dhabi. Hamilton não sofreu qualquer tipo de pressão em toda a corrida, bateu o record de pontos numa só época (413), e está a apenas 7 vitorias do record de Michael Schumacher.

Foi um grande prémio aborrecido sem grandes lutas e desinteressante. Os únicos atrativos do grande prémio com o 1º, 2º e 3º lugar do campeonato do mundo já atribuídos, eram quem seria o melhor piloto da Ferrari da temporada e o melhor piloto do “2º pelotão”.

No 2º lugar ficou Max Verstappen num Red Bull, e a completar o pódio Charles Leclerc num Ferrari.

O melhor piloto da Ferrari foi Leclerc. Vettel nunca esteve em posição de lutar com o companheiro de equipa tendo ficado a 66s de Hamilton. Vettel foi ultrapassado até por Valtteri Bottas, que tinha partido do último lugar da grelha. Uma temporada para esquecer.

O melhor piloto no campeonato do mundo do “2º pelotão”, foi Carlos Sainz num Mclaren com mais um ponto do que Pierre Gasly. Carlos Sainz fez uma excelente época coroada com o 3º lugar no GP anterior.

Foi também o último GP de Nico Hulkenberg, um piloto muito promissor, mas que nunca logrou um pódio na F1. Vai ser substituído na Renault por Esteban Ocon, que era até agora piloto de testes da Mercedes, e é um excelente piloto. Daniel Ricciardo vai ter luta na Renault.

Juntamente com a Ferrari, a Renault foi a grande derrotada do ano. Os seus carros nunca foram competitivos, e a Mclaren com o motor fornecido pela própria Renault foi quase sempre superior ao longo da época de 2019.

Foi uma semana marcada pela morte de duas grandes figuras do automobilismo português, Joaquim Moutinho e Domingos Piedade. Dois grandes campeões. As corridas ficaram mais pobres.

2020 será o ano em que Lewis Hamilton irá bater o record de vitórias de Schumacher e conseguir o 7º título mundial? Os jovens pilotos Max Verstappen e Charles Leclerc não vão querer deixar de certeza! Daqui a um ano teremos a resposta