Max Verstappen vence GP dos Estados Unidos

Foto: @Twitter oficial F1

A Red Bull conquistou o título de construtores de 2022

Foi um Verstappen emocionado que falou no fim da corrida, dedicando a vitória ao fundador da Red Bull, Dietrich Mateschitz que faleceu neste fim de semana.

Foi a 13ª vitória do ano para Max Verstappen, que foi tudo menos fácil, pois teve de contar com uma grande luta de Lewis Hamilton praticamente até ao fim da prova.

A partida foi acidentada e retirou Carlos Sainz da corrida logo na 1ª curva: Russel falhou a travagem e bateu no Ferrari que tinha feito a pole-position. Muito azar para Sainz.

A prova ficou marcada por um acidente entre Alonso e Lance Stroll que vão ser companheiros de equipa em 2023. Quando Alonso se preparava para ultrapassar Stroll, este mudou de direção bruscamente. O carro de Alonso quase que levantava voo.

O GP dos Estados Unidos reavivou o duelo Verstappen/Hamilton. Hamilton esteve sempre perto de Max, e quando fizeram a 2ª troca de pneus Max perdeu demasiado tempo devido a um raro erro da equipa. Quando saiu das boxes estava a 8s de Hamilton. Num contrarrelógio até ao final, Verstappen ultrapassou Hamilton já perto da bandeirada de xadrez.

A próxima prova realiza-se dia 30 de outubro no México.

Classificação final:

Max Verstappen (Red Bull)

Lewis Hamilton (Mercedes)

Charles Leclerc (Ferrari)

Texto: Mário Rui Monteiro