MOTO GP: Fabio Quartararo sagra-se Campeão do Mundo

Twitter @MotoGP

Marc Marquez ganhou o GP de Misano na despedida de Rossi dos fãs italianos

Texto de Mário Monteiro

Hoje foi a consagração de Fabio Quartararo como Campeão do Mundo. A classificação que foi disputada em piso húmido tinha-lhe corrido mal, Fabio partiu do 17º lugar da grelha e foi subindo até ao 3º lugar, fruto das suas ultrapassagens e de muitas quedas á sua frente. Na última volta perdeu o lugar do pódio para a estrela em ascensão Enea Bastianini.
Os dois primeiros lugares da grelha eram de pilotos da Ducati. Bagnaia em 1º, Miller em 2º e o irmão de Rossi, Luca Marini em terceiro. Após o arranque os pilotos oficiais da Ducati tomaram a dianteira, seguidos de perto por Marc Marquez. Jack Miller não aguentou a pressão e caiu na curva 5 do circuito, fatal para muitos pilotos. A partir desse momento Marquez colou-se a Bagnaia até 7 voltas do fim, quando o piloto da Ducati começou a distanciar-se da Honda de Marc. Bagnaia que era o único piloto que poderia ser campeão do mundo além de Quartararo caiu a 5 voltas do fim, entregando o título de mão beijada ao piloto da Yamaha. Marc Marquez passou para o 1º lugar e conquistou a vitória 89 da sua carreira.
Miguel Oliveira fez uma corrida mais de acordo com a sua qualidade. Rodou quase toda a corrida em 3º/4º lugar, poderia ter ido ao pódio com a queda de Bagnaia, mas também caiu. Um esforço inglório para o piloto luso.
A corrida terminou e começou a festa para Quartararo, com direito a um DJ pessoal e muitos efeitos especiais. ElDiablo como é conhecido mereceu o seu 1º título mundial de Moto GP.
Os fãs de Rossi que pintaram as bancadas do Circuito de Misano de amarelo viram Valentino Rossi terminar num meritório 10º lugar, ultrapassando a KTM de Brad Binder na última volta. Após a corrida terminar e de uma volta emotiva ao circuito, Rossi atirou o seu capacete para a bancada, fazendo um dos seus fãs muito feliz.
O próximo GP disputa-se em Portugal, dias 4, 5 e 6 de novembro, e todos esperamos um Miguel Oliveira forte e muito público na bancada.
Classificação final:
– Marc Marquez
– Pol Espargaro
– Enea Bastianini