Moto GP: Francesco Bagnaia é o novo Campeão do Mundo

    Foto: Facebook oficial @Motogp

    Miguel Oliveira terminou em 5º lugar na despedida da KTM

    Bagnaia sucede a Quartararo como campeão do mundo. Em Valência, última prova da temporada decidia-se o Campeonato de 2022 com uma vantagem de 23 pontos do piloto da Ducati sobre o da Yamaha. Uma tarefa quase impossível de Quartararo, pois tinha de ganhar a prova e Bagnaia ficar para trás do 14º lugar. Assim não aconteceu, Bagnaia terminou em 9º e Quartararo em quarto. Desde 2007 que a Ducati não tinha um piloto Campeão do Mundo em MotoGP, e Itália desde 2009.

    A vitória foi para Alex Rins que dominou a prova no adeus da Suzuki ao Campeonato do Mundo. Grande despedida da Suzuki, que deveria repensar no abandono da categoria rainha do motociclismo.

    Miguel Oliveira terminou num enorme 5º lugar, depois de ter partido do 14º lugar. O seu companheiro Brad Binder terminou em 2º lugar depois de realizar também uma grande prova. Oliveira terminou em 10º lugar com 149 pontos e ganhou 2 provas em 2022. Miguel Oliveira vai correr em 2023 pela equipa satélite da Aprilla WithU RNF.

    Terminou também em Valência o Campeonato do Mundo de Moto2 e de Moto3. Na Moto2 ganhou Augusto Fernandez e em Moto3 o Campeão foi Izan Guevara.

    A primeira prova da temporada de 2023 realiza-se a 26 de março em Portugal.

    Classificação final:

    • Alex Rins (Suzuki)
    • Brad Binder (KTM)
    • Jorge Martin (Ducati)

    Texto: Mário Rui Monteiro | Sportonstage