MotoGP : Fabio Quartararo vence GP Catalunha e lidera o Mundial

MIGUEL OLIVEIRA CAI A 7 VOLTAS DO FIM QUANDO ERA O MELHOR KTM

Texto de Mário Monteiro

Inicio atribulado do GP da Catalunha: a mota de Danilo Petrucci derrapa numa das primeiras curvas, Zarco que ia atrás cai e arrasta consigo Andrea Dovizioso que ia na frente do campeonato. Dovi fica furioso com Zarco, que desta vez não teve culpa.

Na frente Morbidelli tenta distanciar-se de Rossi e Quartararo sem sucesso. Vinales tem um péssimo arranque e no fim da 1º volta era 15º. Quartararo passa Rossi e Morbidelli e chega ao 1º lugar. Nunca o mais o vai largar, ficando deste modo na frente do campeonato isolado.

Miguel Oliveira estava desde o início a travar lutas pelos lugares do meio do pelotão com as KTM de Brad Binder e Pol Esparagaro e as Ducati de Paco Bagnaia e Danilo Petrucci. Quando tinha acabado de passar Brad Binder com que estava a travar uma grande luta caiu a 7 voltas do fim. Rodava em 9º lugar. Deceção para Miguel Oliveira que teve um fim de semana de altos e baixos.

Na frente da corrida, quando rodava em 2º lugar e estava apenas a 0,7s de Quartararo, Valentino Rossi cai na 2ª curva do circuito. No fim de semana que Rossi assinou por um ano com a Yamaha Petronas e estava a fazer a melhor prova da época caiu pelo 2º grande prémio consecutivo.

Nas últimas voltas assistiu-se a uma quebra de performance das Yamaha devido ao desgaste dos pneus, e as Suzuki têm um fim impressionante: Joan Mir e Alex Rins passam Jack Miller e Morbidelli, indo ambos os pilotos ao pódio. Com este resultado Joan Mir ascende ao 2º lugar do campeonato do mundo atrás de Fabio Quartararo.

O próximo GP realiza-se dia 11/10 em França no circuito de Le Mans.

Classificação final:

Fabio Quartararo (Yamaha Petronas)

Joan Mir (Suzuki)

Alex Rins (Suzuki)