Portugal abre Europeu Andebol com vitória sobre a França (28-25)

A equipa das Quinas repetiu a façanha da qualificação, quando venceu a superequipa francesa (terceira no último Mundial), em Guimarães, por 33-27

A Seleção Nacional venceu esta sexta-feira a França, por 28-25, na primeira jornada do Grupo D, do Campeonato da Europa de andebol, numa partida realizada em Trondheim, na Noruega.

Portugal entrou em campo, com Alfredo Quintana, Diogo Branquinho, André Gomes, Rui Silva, Daymaro Salina, João Ferraz e Pedro Portela, no sete inicial escolhido por Paulo Pereira. A formação lusa até entrou a perder, com Dika Mem e Fabregas a marcarem um parcial de 2:0, mas rapidamente, Pedro Portela ofereceu resposta. Os franceses chegaram ao 6:3, mas com o desenrolar do encontro, a turma das Quinas foi-se aproximando, chegando por diversas vezes, às margens mínimas, com Fábio Magalhães a empatar a partida pela primeira vez, a 9 golos. Foi mesmo com um parcial de 4:0 que Portugal dilatou as contas no marcador, mas França acabou por recuperar e os Heróis do Mar saíram para o descanso a vencer por 11:12.

No segundo tempo, França entrou determinada em igualar a partida e acabou por estabelecer o empate logo à entrada mas Portugal não se deixou ficar atrás e manteve-se a medição de forças no encontro. Perto dos 40 minutos, Diogo Branquinho volta a estabelecer o empate a 17 golos. Mas cinco minutos mais tarde, Alfredo Quintana de baliza a baliza faz a delícia os portugueses e acaba por fixar dois golos de vantagem, em 18:20, ampliados mais tarde para 19:22. No entanto, a formação francesa conseguiu chegar ao empate, aos 22 minutos, por 22 golos. O jogo seguiu sempre equilibrado até ao final, e apenas a um minuto do fim, João Ferraz estabelece os dois golos de vantagem, e Portugal acaba por conquistar uma vitória por 25:28. O MVP do encontro foi Rui Silva, o maestro da esquadra portuguesa.