Portugal assegurou uma vaga no Torneio Pré-Olímpico, ao vencer a Hungria, por 34-26

Melhor classificação de sempre garantida com a vitória na última jornada do “main round” do Campeonato da Europa

A Seleção Nacional fez alinhar Alfredo Quintana, António Areia, Fábio Magalhães, Miguel Martins, Rui Silva, Luís Frade e Diogo Branquinho, numa partida em que a formação húngara começou por marcar mas Portugal conseguiu empatar através de Daymaro Salina, com Alfredo Quintana a negar a conversão de um livre de 7 metros. Aos cinco minutos do encontro, Alexandre Cavalcanti fixa o empate a dois golos, quando continuam os momentos de grande equilíbrio, quando aos 10 minutos Belone Moreira volta a fixar o empate a quatro golos. Mais tarde, pela primeira vez, António Areia consegue colocar Portugal na frente, por dois golos de diferença, aos 15 minutos. Com cinco minutos volvidos, a formação das Quinas seguia na liderança, com dois golos de vantagem mas a Hungria conseguiu empatar o encontro nos dois minutos seguintes. Mas Portugal acaba por passar para três golos de vantagem, mas sai para o intervalo a vencer por 16:14.

No segundo tempo foi Diogo Branquinho quem abriu as hostilidades e Alexis Borges amplia a diferença, para 18:14, mas a Hungria conseguiu reduzir, levando Paulo Pereira a pedir time-out, quando o placar assinalava 20:18. Portugal acabou mesmo por conquistar uma diferença de seis golos, quando o placar assinalava 26:20. Aos 25 minutos de jogo, Portugal vencia por 31:24, e acabou por vencer o encontro por 34:26, com Belone Moreira a ser o melhor marcador, com 7 golos e António Areia o MVP da partida.

Portugal vai assim, pela primeira vez na sua história, a um Torneio Pré-Olímpico, onde se poderá qualificar para os Jogos Olímpicos.