SPORTONSTAGE2016-10-05 12-58-26049

Realizou-se em Coruche a 9ª edição do CISET 4×4 Couço 4×4

Participaram na prova equipas de várias nacionalidades  

Texto e fotografia : Jorge Pereira

No passado fim-de-semana, a vila de Couço, no Concelho de Coruche, recebeu as equipas de várias nacionalidades que participaram na 9ª edição do CISET 4×4 Couço 4×4.

A prova do CISET 4×4 é também válida para o CAEX – Campeonato Extremo de Andaluzia realiza-se junto á vila do Couço, no extremo Sudeste da região Ribatejo,  onde as ribeiras do Raia e do Sor se fundem e dão origem ao Rio Sorraia.

É exactamente neste ponto, em que a junção das ribeiras forma uma enorme praia fluvial, que há 3 décadas se tornou num dos locais mais especiais para o desporto todo-o-terreno. Inicialmente organizada pelo Clube Aventura e mais tarde pelo ACP, era aqui que as espetaculares Baja 1000 e Rali Transibérico cruzavam o rio a vau, reunindo largos milhares de espectadores para uma travessia que muitas vezes causava sarilhos aos pilotos. Idas as provas da Taça do Mundo, e após uma pausa de alguns anos, o Trial 4×4 veio para este lugar, percorrendo um pouco das zonas de água e areia com várias travessias do rio, e com obstáculos artificiais nas zonas elevadas com muito pó e muita lama.

Na prova podem participar viaturas tipo SSV, cada vez mais populares e muito espetaculares,  podem participar os tradicionais 4×4 desde que devidamente integrados nos regulamentos emanados pela FPAK, e podem também participar espetaculares protótipos, baptizados de Super Proto, que mais não são do que viaturas especialmente construídas para esta modalidade, com chassis tubulares, equipadas com motores muito potentes, e suspensões e rodas que lhes permitem realizar manobras impossíveis a qualquer outro tipo de viaturas.

Na classe FUN a vitória sorriu a Carlos Santos, na classe PROMOÇÂO a o primeiro lugar foi atribuído a Luís Silva enquanto a classe PROTO foi ganha por Ângelo Tiago.

Na prova rainha, CISET Masters XL, com a duração de 6 horas non-stop, o vencedor foi Vitor Matos seguido de Patrícia Gomes e Jorge Calvário

A grande festa do Trial 4×4 já tem data marcada para o próximo ano no mesmo local, sitio único onde se pode, a partir da praia, assistir a uma corrida de automóveis nas águas á frente.  Um parque de merendas mesmo ao lado fornece preciosas sombras nos dias quentes de verão em que se disputa a prova, de onde também se tem uma vista panorâmica sobre as travessias do rio.

Últimas Reportagens.

P