Depois dos primeiros 2 dias de testes, muito se soube sobre a nova temporada da Formula 1

Por: Sérgio Velhote

 

A nova temporada da Formula 1 já começou, com os novos carros a entrar em pista na manhã desta segunda-feira no Circuito da Catalunha. As equipas preparam-se para o primeiro Grande Prémio a 26 de Março na Austrália – mas quais foram as novidades destes dois dias?

 

1- A Mercedes continua no topo da hierarquia.

Apesar de não ter sido o melhor tempo nos testes de hoje (Kimi Raikkonen ficou em 1.º lugar), o vice-campeão do mundo Lewis Hamilton obteve o melhor tempo nos testes de ontem.

Nesta fase, no entanto, o tempo mais rápido não é o fator mais importante. A equipa deve estar muito contente com o volume de voltas que os seus pilotos conseguiram fazer nos dois dias de testes.

O “Flecha de Prata” de Lewis Hamilton foi o mais rápido do primeiro dia (Direito: telegraph.com.uk)

 

2- Os carros estão mais rápidos!

Como seria de esperar, todas as equipas trabalham para que o seu carro seja melhor do que na temporada anterior.

Com a ajuda deste novo pacote aerodinâmico, os carros estão definitivamente mais rápidos, com o tempo mais rápido de hoje a ser superior ao melhor tempo da qualificação do ano passado em Barcelona.

E ainda, os carros protegem melhor os pneus, pelo que muitos apontam para que só se execute uma paragem em praticamente todas corridas.

 

3- É muito mais difícil ultrapassar

Carros mais rápidos não implica maior dificuldade em ultrapassar, mas este pacote veio trazer um “problema” – os carros perdem downforce quando se aproximam do carro da frente.

Alguns pilotos já falaram sobre este tema: Felipe Massa disse que “existirá mais espetáculo”, mas reforçou a dificuldade nas ultrapassagens. “Esperar para ver”, disse o piloto brasileiro.

O piloto brasileiro está de volta às pistas, depois de ter anunciado que se iria retirar no final da época passada (Direito: F1Fanatic)

 

4- A Ferrari está de volta? Talvez…

Apesar das críticas que tem recebido pela imprensa italiana, o carro da Scuderia parece ter entrado com o “pneu direito” nesta nova época.

Tanto Raikkonen como Vettel fizeram tempos muito competitivos com a Mercedes em pneus médios, enquanto que Hamilton teve de utilizar pneus super-macios para marcar o seu.

Kimi Raikkonen foi o piloto mais rápido no segundo dia de testes (Direito: formula1.com)

 

5- Os problemas da Mclaren parecem continuar

Há 19 anos que a Mclaren não é campeã de construtores, e esta época não começou da melhor forma.

Ontem, o novo laranja e negro de Fernando Alonso teve uma fuga de óleo, limitando-o a 29 voltas na pista. Hoje foi a vez do seu colega, Stoffel Vandoorne, interromper o seu tempo em pista devido a uma perda de poder do motor em apenas 29 voltas.

P