Com a incerteza de regressar nos próximos anos, a Fórmula 1 deslocou-se até à Grã-Bretanha, onde Silverstone acolheu mais uma prova do calendário da modalidade.

Por Diogo Santos

Lewis Hamilton (Mercedes) conquistou a pole em casa, mas a partida ficou marcada pela desistência do outro homem da casa, Jolyon Palmer (Renault), ainda na volta de formação. Com a corrida a ficar órfã de uma volta, Kimi Raikkonen (Ferrari) quase surpreendeu Hamilton com o seu arranque para as 51 voltas. Atrás do finlandês da Ferrari, Sebsatian Vettel (Ferrari) e Max Verstappen (Red Bull) começavam a travar uma luta interessante, interrompida pela entrada do Safety Car em pista devido a um incidente entre os homens da Toro Rosso.

Largada em Silverstone.

Com uma volta inaugural electrizante, a corrida recomeçou já sem Carlos Sainz Jr. (Toro Rosso). Max e Vettel proporcionaram espectáculo, com Valeri Bottas (Mercedes) a visualizar a luta cada vez de mais perto. Vettel abriu a janela de paragens à volta 19 e assim conseguiu ultrapassar o holandês que teve uma paragem mais prolongada que o homem da Ferrari. O líder da prova trocou os quatro pneus e saiu à frente dos restantes carros.

Fernando Alonso (Mclaren) teve mais um dia para esquecer, somando novo abandono (à volta 34). À entrada do último par de voltas, a história da corrida sofre um triplo revés. Kimi e Max tiveram problemas com os pneus, tendo ambos que parar nas boxes para trocar os 4 pneus. Na volta seguinte, foi a vez do mesmo se suceder a Vettel. Enquanto o desgaste dos pneus assombrou a Scuderia, Hamilton venceu pela 4ª vez em casa, com Bottas a selar nova dobradinha da Mercedes. Raikkonen ficou com o lugar mais baixo do pódio.

Hamilton venceu pela 5ª vez em casa, 4ª vez consecutiva.

Destaque para os dois Force India e Felipe Massa (Williams) nos lugares pontuáveis. A Toro Rosso e a Mclaren somaram um novo fim-de-semana para esquecer. A estratégia de corrida da Haas teve tanto de estranho como de desapontante.

Classificação final do Grande Prémio. Fonte: F1 Flash.

Com o 7º lugar de Vettel, o alemão apenas detém um ponto de vantagem sob Lewis Hamilton. Quem partirá para férias na liderança? A F1 regressa com o GP da Hungria entre os dias 28 e 30 de Julho.

O desgaste dos pneus foi uma revés nas aspirações de Vettel na prova.
P