Futsal: Selecção Nacional visitou MAPADI

A Equipa das Quinas teve uma manhã de quarta-feira diferente, convivendo com as pessoas que estão na instituição da Póvoa de Varzim.

A Seleção Nacional de futsal visitou esta manhã o MAPADI (Movimento de Apoio de Pais e Amigos ao Diminuído Intelectual), Instituição Particular de Solidariedade Social da Póvoa de Varzim.

Recorda-se que a Equipa das Quinas prepara, na Póvoa de Varzim, derradeira etapa de qualificação para o Campeonato do Mundo Lituânia 2020 – a Ronda de Elite que se disputa entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro. Portugal, Itália, Bielorrússia e Finlândia disputem o primeiro lugar do Grupo A que vale o apuramento direto para o Mundial.

Ricardo Pires, um dos capitães da seleção nacional de futsal de portadores de Síndrome de Down que se sagrou campeã da Europa em 2018, foi um dos anfitriões da visita à instituição.

No final da visita às instalações em que foram apresentadas as várias atividades desenvolvidas, o Selecionador Nacional, Jorge Braz, destacou a importância desta visitas sociais para todos, destacando que neste tipo de instituições “Não há empates, apenas vitórias todos os dias. Todos os dias se acrescenta algo. É bom poder participar num momento de alegria para todos.”

Ricardinho, o capitão de equipa, também destacou que é “fundamental termos estas oportunidades de conhecer uma realidade diferente e poder estar perto destas pessoas que precisam de ajuda.”

A inclusão de pessoas com deficiência através do futebol, futsal e futebol de praia é um dos eixos de atuação da Federação Portuguesa de Futebol na área de responsabilidade social.