SPORTONSTAGE2016-10-05 12-58-26049
Facebook

Troféu Yamaha arrancou em Pegões com 232 pilotos

Começou da melhor forma a edição 2016 do Troféu Yamaha com corridas emotivas em Pegões e mais de 200 pilotos numa bela jornada de motocross.

A cumprir o seu 13º aniversário a mais popular e concorrida competição do motociclismo nacional voltou a realizar a sua prova na localidade de Pegões no mesmo local onde se realizou a prova de abertura em 2015.

Com a colaboração directa da Quantitroféu, organização local que mais uma vez foi de importância maior para levar a cabo a organização deste primeiro evento do ano, o Troféu YAMAHA voltou a mostrar a sua popularidade ao receber 232 pilotos e respectivas máquinas num traçado desenhado em exclusivo para o efeito.

Numa pista com 2.800 metros de extensão em piso de areia foram duas dezenas de classes que evoluíram nas três variantes da mesma destinadas ás diversas categorias, desde os infantis aos veteranos, tanto em moto como moto4. E foi desde cedo que se percebeu que a primeira prova do ano poderia se aproximar ou mesmo bater os números recordistas do passado ano, com as contas finais a revelarem precisamente o mesmo número de pilotos que em 2015 naquela que foi também a prova mais concorrida de todas as cinco que integraram a agenda do então 12º Troféu YAMAHA.

O número voltou a repetir-se numa edição que tem como grandes novidades a criação de uma classe WR, válida para as 250 e 450 e também um momento especial durante o evento que tem o nome de Free Track e permite a todos os proprietários de modelos TT da marca evoluir nas pistas do troféu mas sem competir. Exemplos de inovação e melhoria de um troféu que continua a quebrar barreiras e a mostrar qualidade exemplar tanto a nível organizativo como de segurança, pois nada é deixado ao acaso pela experiente equipa que leva a efeito cada uma das ronda do mesmo.

Após o período da manhã ser inteiramente dedicado ás verificações técnicas e administrativas bem como ao primeiro contacto com a areia da pista aquando dos treinos que formaram as grelhas de partida, logo após o almoço começaram a realizar-se as mangas para as diversas classes, com os mais jovens das duas rodas a serem os primeiros em pista. Ao mesmo tempo que os pilotos enfrentavam a pista o público era cada vez em maior número ao redor do traçado e também na bancada especialmente montada para o efeito junto ao espectacular salto de meta que é uma imagem de marca da pista de Pegões.

As excelentes temperaturas que se fizeram sentir durante toda a tarde e a resposta sempre positiva por parte das gentes locais e de muitos forasteiros que acompanham a caravana reforçaram ainda mais o dia de excelentes corridas que todos puderam viver na hospitaleira localidade de Pegões.

O nome dos vencedores era conhecido a cada final de corrida e as lutas pelas melhores posições ou pelo orgulho de terminar na frente do adversário directo prendia a atenção de todos os que acompanharam o evento, atenção essa que nem mesmo nos intervalos entre mangas era quebrada por força da presença em pista do novo e espectacular YXZ 1000, o UTV desportivo recentemente apresentado pela marca e que será conduzido no campeonato nacional de TT em 2016 pelo sempre rápido Ricardo Carvalho, pluri-campeão nacional em diversas disciplinas dos moto4 e um nome ‘histórico’ na família Yamaha.

Numa prova onde os novos valores da modalidade se juntaram a nomes com palmarés e história, como Bernardo Villar, Alexandre Pires ou António Oliveira, também eles a passarem pela pista de Pegões em mais uma excelente tarde de corridas, também pilotos da marca de outras disciplinas fizeram sentir a sua presença como foi o caso de Pedro Monteiro ou Rui Reigoto, estes com carreira na velocidade.

E foi já depois do sol cair que foram entregues os prémios finais deste primeiro dia de Troféu YAMAHA 2016, com os melhores dos melhores a receberem a devida homenagem após o esforço que os levou a concluir a prova em lugar de destaque, ficando as desforras e encontros em pista com data agendada para o próximo dia 3 de Abril no Couço, onde se realizará a segunda prova do Troféu YAMAHA 2016.

Últimas Reportagens.

P